Parceria???

32
Oi gente!
Hoje vim falar de um assunto sério.

Este post está fervendo na minha mão faz mais de mês, eu não posso deixar de tocar neste assunto.


Primeiramente, deixem-me descrever, segundo o dicionário, o significado da palavra PARCERIA:


s.f. Reunião de indivíduos para certo fim com interesse comum. / Sociedade, companhia. / Com. Toda associação comercial em que os sócios não são responsáveis senão pela parte ou quinhão com que entraram, e só recebem os lucros proporcionais ao que deram.

Agora, trocando em miúdos, é uma relação para o bem mútuo.

Tô certa? 

Então, por que algumas empresas se sentam tão à vontade para nos fazer proposta indecorosas? E nós aceitamos como se nunca mais outra empresa fosse se interessar pelos nossos blogs?
Simples: Por que muita gente aceita!
Pequei muito neste negócio de parcerias até aprender a lição. Algumas semana atrás, eu interrompi uma parceria que aceitei bem no comecinho do blog. A empresa fazia parceria me mandando pautas para ser postada. E a tonta aqui aceitou. Pensei comigo: Daqui a pouco proponho um sorteio e tudo fica numa boa. Claro!
Propus e eles queriam que eu pagasse o frete para minha casa e depois o frete para a ganhadora do sorteio. Daí minha ficha caiu.
Passo meus dias inteiros em função deste blog, amo ele, me dou por inteiro para ele. Deixo muitas tarefas de lado para cuidar do blog, para que? 
Para dar publicidade gratuita para empresas?
Ou pior: Para "PAGAR"  a publicidade das empresas no meu blog?
Vamos pensar um pouco melhor antes de aceitar qualquer coisa numa proposta de parceria. Sempre existiram empresas, esta que está querendo que tu pague o anúncio dela não será a única que tu poderá fechar.
Um engano muito grande que eu vejo, principalmente entre as blogueiras mais jovens, é confundir os produtos enviados para resenha, com presentinhos. Dia desses, alguém comentou em um post meu que adorava parceria por causa dos presentinhos.
Gente! Presente a gente recebe de graça, as parcerias estão pagando por publicidade e de uma forma bem barata para eles. 
Posso estar queimando total meu filme aqui, mas gostaria de abrir os olhos das blogueiras que se interessam em parceiras. Sei que muitas nem estão aí, só que estas não prejudicam as que se interessam, quem prejudica é quem aceita parceria unilateral, onde só o blog dá e só a empresa recebe. Tem blog que só existe para ganhar "presentinhos", esse tipo é o pior.
Sabem por que blogs como o Jacaré Banguela deram certo? 
Por que tem coisas muito engraçada? 
Não!
Por que eles não se contentaram em ganhar pauta para postar e colocar um banner de uma marca na lateral do blog. Eles venderam espaço no blog, hoje todos sabem que se quiser ser visto no Jacaré, tem que pagar e pagar caro.
Já os blogs femininos... nestes a publicidade é muito barata, manda uns textos pra elas postarem e um logo bem bonitinho que elas se pegam no tapa pra conseguir a "parceria".
O sucesso de um blog, não está atrelado à quantidade de banners de marcas que ele ostenta, e sim no conteúdo e na satisfação dos leitores.
Me desculpem se estou sendo desagradável, mas me vi obrigada a fazer este post depois de ver tanta blogueira ser explorada e parecer gostar. Vamos nos preocupar mais com o conteúdo de nossos blogs do que com os banners na lateral.
Pra encerrar, tem dois posts do blog Oxente Menina!, que todas as blogueiras deveriam ler. Vou colocar aqui em baixo os links e peço, por favor, leia e releiam esses post.
Valorizem o trabalho das suas mãos.
Leiam:






Por hoje era isso meninas.
Espero que tenham gostado, eu estou me sentindo mais leve agora.
Se gostaram do post, cliquem em +1 aqui e baixo e me façam sorrir.
Um beijo!

Se não quiser comentar este post, eu vou entender viu...





UP DATE
A queridíssima Margareth Gervason, blogueira que eu admiro muito pela carisma e seriedade do trabalho e que sempre será um exemplo pra mim, deu uma excelente contribuição ao post no seu comentário.
Existem sim aquelas empresas que se tornam amigas e que sim, nós nos sentimos presenteadas. A estas meu profundo agradecimento por reconhecerem nosso trabalho. 
Mas tem muitas empresas que nos tratam como pedintes de sinal, como se não tivéssemos recursos para comprar aquele esmalte ou aquele batom... O que é profundamente lamentável.
Em qualquer ramo, vamos encontrar gente boa e gente ruim, mas antes de saber sua índole, respeitemos todas igualmente.
Era isso. Beijo de novo!

32 comentários:

Luana S. disse... [Responder Comentário]

AMEI TEU TEXTO FLOR, sério, ultimamente tenho pensando muuito nisso, tenho pensado duas vezes antes de fechar uma parceria e até nao fechar a parceria se eu ver que eles estao querendo tirar proveito de mim. é dificil :/

bjs
www.girlstylish.com

Margareth Gervason disse... [Responder Comentário]

Bom dia quelida concordo com vc em grau e numeros.
Apenas vou descordar um pouco em relação aos presentes, tem parcerias que te mandam de uma forma que só podemos ver como "PRESENTES ' mesmo outras nem tanto.
Porque fiz de minhas parcerias amizades tão grande de carinho e respeito que recebo as amostras como presentes sim.
As que me desrespeitaram eu excluir do meu blog definitivamente. Teve uma em especial que a SENHOURA me destratou de um aforma que mandei um email para ela falando muito e ainda mandei para o dono da empresa. Ele quis se retradar mandando uma caixa de esamltes que nunca postei e nem vou postar e nem uso mais os esmaltes deles. Acabei com a mulher.
Outra que tinha até uma certa amizade, postava sempre que me pediam, aí fui a feira de SP eles me trataram tão mal, como uma blogeuira que vivesse de amostra...que cheguei em cada exclui o banner e ainda mandei um email querendo devolver as amostra que me enviaram....colocando-os na lata de lixo mesmo.

E é assim, a gente vai aprendendo a lidar e se respeitando acima de qq coisa! Mas parcerias que eu tenho que fiz vínculos de amizades grandes esta tenho um respeito e um amor mesmo!

Mas concordo com vc, é uma PARCERIA e já falei isto no blog uma vez, gostaria de dar nomes aos bois, mas acho que meu blog não merece nem colocar esta supostas parcerias na minha midia!
Parabéns pelo post, é sempre bom alertar e informar

Boa sexta
beijos coloridos!

Jaque - Truques da Beleza disse... [Responder Comentário]

Concordo com você..é mutio fácil agradar blogueiras e fazer propaganda de graça, por isso que prezo empresas que realemte se interresam no nosso trabalho e que reconhecem que nós é que somos as reais consumidoras do produtos e que nos valorizam.

Beijos,
@jaqueboldt

Liz Albuquerque disse... [Responder Comentário]

concordo totalmente: a primeira coisa q falo para parcerias é que não posto releases de produtos que não usei. Se quiserem me mandar o produto, eu testo e digo o que REALMENTE achei! Outra coisa q aprendi é que só coloco o banner no blog qdo confirmarmos alguma coisa. Não faço nada de graça... blogar é trabalho sim, e não adinta dizer que não é. Outra coisa, já li por aí q tem parceria q não manda o prêmio do sorteio... e já estou com um problema parecido: montei um sorteio com uma lojinha aí e a menina ao invés de enviar o meu presentinho e ela msm mandar o prêmio, me mandou td, para q eu me vire com o frete... acho complicado qdo mandei o release do sorteio para ela e lá está escrito que ela arca com o envio e ela concordou...
enfim... tem que fazer parcerias com gente séria...

http://theredlilshoes.blogspot.com/

Khenberly disse... [Responder Comentário]

ixi flor ja acontreceu muito comigo
p´rimerio amenina me explorou bem
prometendo parceria fixa e tudo mais
derrepente ela veio com papos estranhos
e foi tudo pro beleléu
e fiquei vendo navios
fazer o que né amei sua postagem ebzosssssssssssssss

Renata Bastos disse... [Responder Comentário]

Falou e disse...
mundodanata.blogspot.com

HSS disse... [Responder Comentário]

Concordo com vc e assino em baixo de tudo que a Margareth disse.
Tenho uma parceria e só fiz porque acredito e gosto dos produtos.
O blog é meu, não aceito condições!
Bj e parabéns pelo post!
Helia

Nanda Pezzi disse... [Responder Comentário]

Concordo plenamente com vc!
Por isso nunca aceitei nenhuma pareceria, vivo recebendo várias "propostas", mas nunca aceito!
Se a gente não valorizar o nosso trabalho, ninguém valorizará!!! O post ficou perfeito ;)

Beijinhos e um ótimo final de semana para vc!!

nandapezzi.blogspot.com

Gih disse... [Responder Comentário]

Pois é flor..
tem gente que não entende (meu namorado principalmente) eu nçao aceito parcerias no blog (do tipo banner pago, publi post.. e bla bla bla).. tem gente que me manda produto pra testar, tem gente que me manda biju,roupa pra usar.. tudo bem se eu gostar eu uso sim e coloco os creditos.. mas me pagar pra falar algo que eu não concordo eu não falo, me pagar pra colocar um banner de uma marca que eu nçao gosto? eu não coloco. Me criticam dizendo que eu perco dinheiro (mas EU não vivo disso, meu blog é meu passa tempo, onde eu fujo do meu trabalho, apartir do momento que ele se tornar meu trabalho, eu vou querer fugir dele também).
então tento manter ele o mais longe possivel de tudo isso.
kisses

Só Frescuras | Carla disse... [Responder Comentário]

Oi Flor!
estou totalmente de acordo com voce!
Eu mesma já dei a limpa na minha página de parcerias,pois tem empresas que te enviam, algo e depois te esquecem,e o banner fica lá!

pra mim a parceria dura enquanto o relacionamento com a empresa durar,se não for assim acaba!

Beijos Lindona!
by Carla.

www.sofrescuras.blogspot.com

Carina Joana disse... [Responder Comentário]

Eu não fazia ideia :/ nunca me propuseram parcerias e se não tivesse lido isto secalhar teria aceite sem pensar! obrigada!

Georgia Visacri disse... [Responder Comentário]

falou e disse, Sil! Se a gente não se valoriza, ninguém mais faz isso!

um ótimo feriado para você
bjs :)

Thaís Araújo disse... [Responder Comentário]

Olha só, que post ótimo. Super concordo com cada ponto e vírgula, flor!
Bjs, Thá.
http://consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

siça ramos disse... [Responder Comentário]

olha falou pouc mais falou bonito......tenho uma parceria no blog, que na verdade nem sei se posso falar que é parceira e a fina flor ....o banner nem esta no blog a um tempão, mas colocarei,,,,eles pelo menos comigo tem uma amizade que não tive com as outras empreasa, trata muito bem.........mas voce me ajudou a abrir os olhos referente ---bside--, esse post ajudara muita gente.....


beijos no core seu blog e mara flor!!!!!!


http://sirlangela.blogspot.com/2011/11/primers.html

Big Little Nails disse... [Responder Comentário]

nossa, obrigada pela dica!
ainda não tenho parceria nenhuma com empresas... quando surgir alguma, vou tomar cuidado!

beijooos

Blog Das Garotas disse... [Responder Comentário]

Na verdade vim akee pedir uma força p/ vc participar do meo Blog.
Quando me deparo com esse texto mto bem feito e corretíssimo! P q é exatamente isso q acontece, tem mta garota explorada sim e nem sabe... Parábens, ja estou te seguindo!

O nome do meo Blog é ''Blog Das Garotas!''
Aconteceu que alguma recalcada [o] simplesmente roubou a senha e excluiu o blog!!! fala sério... estamos começando do zero... e tentando recuperar as seguidoras!! Nós blogueiras sabemos como o começo é complicado.mas blz, vlw pela força!!!
Já te seguindo*
Beijos,
Blog Das Garotas!!
http://laybdg.blogspot.com/

Lanny F disse... [Responder Comentário]

Adorei o texto e o assunto! Isso tudo é a mais pura verdade, e se continuar assim, o nosso trabalho como blogueira jamais será valorizado da forma como merecemos. Assim que comecei com o blog, eu li esses dois textos do Oxente Menina, pra poder entender melhor esse lance de parceria, pois eu nem sabia que isso existia em blogs, antes de criar o meu. Até hoje, só fechei parceria com uma empresa, e ainda nem divulguei a marca, pois estou esperando algumas coisas. Outras já me ofereceram parceria, mas nem adiantava levar a proposta em consideração.

Parabéns pelo texto,
http://sorvetedecupu.blogspot.com/
@sorvetedecupu

Dimas Bertolucci disse... [Responder Comentário]

Vc está completamente certa amiga, é preciso pensar cuidadosamente nesse esquema de parcerias.
Mil Bjus!


Dimas Bertolucci

Clê disse... [Responder Comentário]

Adorei a sua coragem e maturidade em tocar em um tema tão pouco discutido.É preciso ter cuidado para nao sermos usadas por essas empresas!Bom fim de semana p ti!bjns
cadernocolorido.blogspot.com

Luana disse... [Responder Comentário]

Concordo com cada palavra!
Beijos,
http://baguncadecloset.blogspot.com

Sophia Pazos disse... [Responder Comentário]

Disse tudo que ás vezes fica engasgado.
Vejo blogueira se matando, se estapeando e vivendo em função de parceria, e conteúdo no blog que é bom, nada neh???
E vejo tb meninas sem noção aceitando parceria até de absorvente, peloamor!!! O blog reflete a pessoa que vc é, se vc enche ele de anuncios vc passa que é um blog comercial e que vc é super interesseira.
Eu penso muuuuito antes de aceitar propostas pq não quero perder a relação de amizade e confiança que criei com minhas leitoras. Já recusei umas duas pq não vi vantagem...bjubju

Margareth Gervason disse... [Responder Comentário]

Oi quelida digo e repito tudo, achei o máximo seu post e é isto mesmo.
Nosso trabalho é um trabalho cansativo e merece respieto.
Se eu não me respitar quem vai né?
Parabéns pelo post!
Boa sexta
Beijos coloridos!

Priscila Martins disse... [Responder Comentário]

Concordo em gênero, número e grau. Ficar se humilhando por um banner ou um presentinho qualquer? NUNCA! Esse post veio muito a calhar.. Valeu a dicaaaaaa ;))

Mega beijo e um ótimo final de semana lindona ;*

www.blogemvoga.com

Laís disse... [Responder Comentário]

Fato! A gente tem sempre que procurar o que é bom para ambos os lados, sem que um explore o outro. Tem que haver negociação sempre, o negócio se resume a uma coisa só: valorização do trabalho, como você citou :)

Beijos!
http://oh-myfashionblog.blogspot.com

Mariana Vicente disse... [Responder Comentário]

Pois éh... infelizmente tem muitas empresas assim mesmo!
Você fez certo em não se calar! Aposto que tem muitas blogueiras que abrirão os olhos daqui em diante!!!
bjusssssssss

http://vailentne.blogspot.com/

@vailent_ne

Thatá Monteiro disse... [Responder Comentário]

Falou tudo, vejo tantas blogueiras pisando na bola por causa das parcerias.

http://blogjustmy.blogspot.com/

O mundo das gurias disse... [Responder Comentário]

Olá :)
Flor você simplesmente arrasou nesse post e falou tudo o que todas nós queriamos ouvir!
você tem toda razão em todas as palavras que disse, tem empresas que se dizem "parceiras" mas não tem um pingo de consideração conosco!
Assino embaixo de tudo o que falaste!
beijos :*
http://omundodasgurias.blogspot.com/

Renata disse... [Responder Comentário]

Bah pior, sabe que eu não tinha pensado nisso, a pouco tempo fechei uma parceria assim do tipo faço propaganda grátis, mas eu não havia parado para pensar em tudo que vc falou, vc esta coberta de razão, estou sendo usada na cara dura. Será que só eu sou burra assim?
Bah... agora fiquei pensando nisso!

bjokas

Ana Luísa disse... [Responder Comentário]

Concordo muito com seu texto.
Quando eu via as parcerias em um blog, eu acho legal e tudo mais. Mas confesso que eu sempre pensava "poxa, mas eles "usam" a pessoa para conquistar mais clientes; mesmo que eles deem prêmios", afinal o mundo das blogueiras é enorme, e já pensou o tanto de pessoas que devem comprar nas lojas depois de um blog famoso anunciar o lugar? Então, achei muito interessante o seu post; e foi bom mesmo você "abrir os olhos" a respeito da parceria que queria que você pagasse os dois fretes.

Um ótimo feriado pra você!

Antonia disse... [Responder Comentário]

Eu li o post com muito cuidado, pois esse lance de parceria me parece mais complicado do que eu pensava a princípio... leio cada coisa... se você quer saber, eu era super mega master ansiosa para ter uma parceria, mas depois, fui vendo aqui, ali... e pensando bem, quem quiser, se gostar do meu trabalho, que venha, mas não quero essas "parcerias unilaterais" não... ficar "gritando" no Twitter de hora em hora... não... essa dos fretes que você falou deixaram meus cabelos até lisos, que acinte!
Ah, a do Jacaré Banguela foi demais, ri a valer!
No começo do meu blog, tinha uma que me ofereceu uma parceria... mas eu tinha que comprar parte dos esmaltes... aí ela mandava a outra... é, ou era, porque não tenho visto essa marca com frequencia nos últimos meses, desconhecida... e pelo jeito, ainda continua.
Bjs & óteemo feriado \o/
Esmaltes, Make-Up & Cia.
rockuroutfit.blogspot.com

Raissa Lira disse... [Responder Comentário]

OLáaaaaaaaa realmente concordooooo demaissssssssssssss com o que dito acima e já faz algum tempo e eu ainda nao tenho nenhuma parceria com ninguém realmente, exceto essa filial que agente faz da SIGMA...enfim...maais acho que parceria é algo sério e precisa ser muito bem avaliado beijos
Raissa
sublime-beleza.blogspot.com

Cibele Moreira Machado disse... [Responder Comentário]

Concordo com você garota, é bom saber dessas coisas como sou nova nessa blogsfera.

http://sempreglamm.blogspot.com/

Bjo

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Lindas, femininas e vaidosas comentam:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...