Sunday Bloody Sunday

18
Gente, me desculpem se estou sendo repetitiva aqui, mas não posso deixar uma desgraça como esta que se abateu em meu estado passar em branco.
Apesar de não viver no Rio Grande a muitos anos, vivi ontem um dia negro, um dia de terror, como se um dos meus filhos estivesse na boate Kiss.

O povo gaúcho é muito unido, talvez muitas pessoas não entendam essa comoção generalizada dos gaúchos, mas, pensem num povo que ama, acima de tudo sua cultura, sua tradição, seu chão e seu povo. Assim é o gaúcho, duro de sentimentos, mas coração mole quando se trata dos seus.

Não posso deixar de pensar na centena de mães e pais que amanheceram neste domingo com a pior notícia de suas vidas. Mães que ao levantar cedo no domingo, se depararam com a cama ainda arrumada do seus filhos, mães que ligavam para xingar o filho por não avisar que ficariam fora e foram atendidas por voluntários ou bombeiros que lhes comunicaram o horror...

Santa Maria nunca mais será a mesma.

Vidas tão prematuramente ceifadas, assim, não são esquecidas.


Dificilmente alguém que perdeu seu ente querido irá ler isto que estou escrevendo, mas mesmo assim, quero deixar meu profundo sentimento de pesar, pelos gaúchos que se foram.
Quero deixar o agradecimento a todos os voluntários, que correram para os hospitais da região para auxiliar no tratamento das vítimas e de seus familiares. A Brigada Militar de Santa Maria, aos militares Exército de Santa Maria e a todos que se alguma forma se solidarizaram com esta tragédia.

Hoje cedo, lendo a Zero Hora (jornal de Porto Alegre) encontrei este texto da Martha Medeiros que quero deixar com vocês hoje.

Nós que temos filhos


Por uma infelicidade tremenda, fui ler os comentários de um site sobre o acontecido em Santa Maria e dei com uma criatura funesta que falou coisas impublicáveis. Um só. Um único demente entre tantos solidários, e pensei: precisa mais que um para lamentarmos a falta de compaixão? Porque essa foi a palavra que me invadiu desde as primeiras horas de um domingo ensolarado lá fora e nublado aqui dentro: compaixão.
Qualquer pessoa que tenha um filho ou uma filha não tem como não se colocar no lugar dos pais, dos avós, dos tios daquela garotada que saiu no sábado à noite para se divertir e que foi vítima do destino — poderíamos também chamar de descaso, insensatez, irresponsabilidade —, mas é cedo para diagnósticos precisos. Destino é uma palavra mais abrangente.
Tenho duas filhas que comumente saem à noite, dançam, se divertem em lugares fechados, e eu não faço vistorias prévias, não peço laudos, não investigo, simplesmente confio que elas estarão em segurança. Quem pode garantir? Alguém deveria, mas o destino não se responsabiliza. Nunca se responsabilizou.
Sei de dois irmãos e de um casal de namorados que tinham relações com amigos meus e que estão entre as vítimas. De íntimo, eu não conhecia ninguém. Isso me afasta da tragédia? Nada nos afasta dessa tragédia, a não ser que não tenhamos compaixão. Essa palavra não me sai da cabeça. Um mundo individualista como o nosso precisa abraçar esse conceito, esse sentimento: compaixão. Se colocar no lugar do outro. Dói, mas é necessário.
Quem não tem filhos sofre. Quem tem se arrebenta. Não é algo que se explique. Nenhum racionalismo conforta. É um soco que nos tira o ar e nos faz lembrar o que tanto buscamos esquecer: que somos todos vulneráveis diante da fragilidade da vida.
Assim como ontem, não consigo desejar um bom dia para ninguém. Como mãe de adolescente, meu coração dói muito com este episódio.
Quero deixar também esta música do U2, Sunday Bloody Sunday. Assim foi o domingo em Santa Maria.

Deus abençoe a todos!

18 comentários:

Camilla disse... [Responder Comentário]

Silvia acho complicado dizer que a comoção foi entre os gaúchos, afinal todos os jornais do mundo têm comentado, a população do país como um todo tem demonstrado solidariedade e, infelizmente, apenas os jornais não demonstram respeito e ficam tirando proveito do soficmento alheio.
Beijinho.

www.dicasdamag.uni5.net

Feminina e Vaidosa disse... [Responder Comentário]

@Mag
A nação inteira está transtornada Mag, com certeza. Este episódio foi chocante demais.

Obrigada pelo comentário!

Beijos!

Fernanda Ferreira disse... [Responder Comentário]

Nos resta orar pelas famílias que estão passando por esse momento tão difícil. Existem seres tão inúteis e ridículos que estão fazendo piadas com essa situação, mas tudo tem seu tempo e Deus saberá como cuidar desses que não tem compaixão com o próximo!

Linda e Bela

Minda Silva disse... [Responder Comentário]

Sou gaúcha e foi tão sem sentido ver tudo aquilo, que eu ainda penso que não é real, eu olho e parece mentira, tenho dois filhos e não consigo imaginar a dor dessas famílias, não perdi nenhum amigo nem parente lá, mas é como se tivesse perdido. Eram pouco mais que crianças, tinham sonhos, estavam brincando, eram felizes ... Enfim, agora é orar e pedir a Deus que nos faça entender o que foi tudo isso, quem sabe nos abrir os olhos para que as coisas mudem, e eu espero sinceramente que mude mesmo ...

Abraços e carinhos para você!
Mynda

Unknown disse... [Responder Comentário]

Não teve como não se sentir sensibilizado com o que houve, é algo tão "proximo", podia ser meus amigos, primos ou ser meu filho, que esta longe dessa idade, mas um dia ele vai sai e eu nunca vou querer receber noticia tão triste dele.
Que Deus se faça presente na vida desses familiares.

Gi disse... [Responder Comentário]

nem tem o q dizer né...

=(

Nana Pinho disse... [Responder Comentário]

a comoção é grnade, junto com a revolta por alguns comentarios mas infelizmente não podemos esperar bom senso de todas as pessoas, eu apenas oro e creio que Deus ha de dar conforto a todos os q sofrem nesse momento!

BjOs de Nana :) me visita !
Clica → Meu blog
Clica → FanPage

Anônimo disse... [Responder Comentário]

é uma situação muito dificil ,pois todos ficamos comovidos,tristes e preocupados,e nessas horas só podemos contar com a ajuda de Deus pra que conforte os corações e de força,e que as autoridades finalmente tomem as devidas providencias.
bjs
http://tudosobreesmaltesunhaseafins.blogspot.com.br/2013/01/adoro-pooh.html

Laís Gonçalves disse... [Responder Comentário]

Olá lindona, estava passando e achei seu blog!
gostei dele e estou seguindo queria que fizesse parte do meu também !!
Blog: http://bepretty1.blogspot.com.br/
Fanpage:http://www.facebook.com/bepretty01?ref=hl
Canal: http://www.facebook.com/bepretty01?ref=hl
Desde já agradeço
Beijão e fica com Deus!
Laís

Unknown disse... [Responder Comentário]

O Brasil todo esta em luto, que tragedia que Deus conforta as familias. gostei muito do seu BLOG, seguindo aqui retribui?? bjs

http://mahmaquiagens.blogspot.com.br/

blogthaissantos disse... [Responder Comentário]

Olá, tudo bem?
Realmente essa tragédia pegou o país e o mundo de surpresa, o que podemos fazer é orar pela família das vítimas!
Dá uma passadinha no meu blog também, acabei de postar!
Um beijo e um ótimo início de semana.
Thaís Santos, Blog Love Me.

Garotas se Arrumando disse... [Responder Comentário]

O Brasil todo está de luto! MUITO triste! :(
Que Deus conforte as famílias!

Dimas Bertolucci disse... [Responder Comentário]

Realmente uma grande tragédia.
Resta-nos horar por essas famílias!
Beijos1

Senhor do Século | Beleza para Homens | Verão Incrível - Sorteios Incríveis

Teca disse... [Responder Comentário]

Acho q a comoção foi geral... não só dos gaúchos. Mto triste o q aconteceu! Bjão

Tamiris Ferreira disse... [Responder Comentário]

Seguindo seu blog, amei !!!
Segue o meu? http://princesamodernaa.blogspot.com.br/

Beijos !!

Priscila disse... [Responder Comentário]

Silvia, é muito triste mesmo esse acontecimento.
Sempre que vejo no noticiários me emociono. Muita força e fé em Deus, é o que devemos ter nesse momento!

http://priscilameloc.blogspot.com

Pâmela Sensato disse... [Responder Comentário]

Sabe fica até difícil comentar sobre esse assunto. As irresponsabilidades acabaram com a vida de mais de 200 jovens,lindos que tinha um futuro, sonhos.
É triste ver as mães chorando.
Peço que Deus conforte o coração das famílias que perderam seus entes, e que os culpados paguem!!

Gostei do blog seguindo :m

Lucimar da Silva Moreira disse... [Responder Comentário]

Que trágico acidente foi esse muitos jovens morreram naquela boate, foi um dia de terror, esperamos que os culpados sejam punidos, que tenha justiça. Feminina lá no blog estrela da manhã tem novo post segue o link abaixo, beijos.
Estrela da Manhã

Lucimar Virtual

Divulgue seu blog no Face

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Lindas, femininas e vaidosas comentam:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...