A História do Calçado parte I

0
Sapato ou Çapato (Dialeto caboclo) é a peça do vestuário que tem a finalidade de proteger os pés. Nos países frios, o mocassim e as botas servem como protetores e aquecedores para os pés, ao passo que, nos países mais quentes, usa-se mais a sandália e o chinelo, protegendo o pé, mas sem o abafar.

Hoje, esta peça transcendeu sua finalidade inicial e serve como adorno e acessório de moda, tendo também uma função social.



Alguns historiadores atribuem aos egípcios a arte de curtir o couro e fazer sapatos, mas evidências mostram que os homens (e certamente as mulheres) das cavernas já faziam uso de uma forma muito primitiva de calçado.






Sapato de couro de 800 a 400 a.C.


Nosso grande amigo carregou sobre sí -literalmente- a história das grande civilizações: Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma, chegando em glória na Idade Média, onde recebeu a devida consideração, ganhando design e deixando apenas de ser uma reles proteção para os pés.






Sandália Romana


Na Idade Média, tanto homens como mulheres usavam sapatos de couro abertos que tinham uma forma semelhante ao das sapatilhas. Os homens também usavam botas altas e baixas, atadas à frente e ao lado. O material mais corrente era a pele de vaca, mas as botas de qualidade superior eram feitas de pele de cabra.

 



Sapatos Século XVIII e XIX

A padronização da numeração é de origem inglesa. O rei Eduardo I foi quem uniformizou as medidas. A primeira referência conhecida da manufatura do calçado na Inglaterra é de 1642, quando Thomas Pendleton forneceu quatro mil pares de sapatos e 600 pares de botas para o exército. As campanhas militares desta época iniciaram uma demanda substancial por botas e sapatos.



Quem não se lembra do famoso Luis XV da França e seus sapatos?








Rei Luis XV (Versalhes, 15 de Fevereiro de 1710 – idem, 10 de Maio de 1774































Modelo inspirado nos sapatos do rei Luis XV








Apartir da Revolução Industrial, mais precisamente em meados dos século XIX, começaram a surgir as primeiras máquinas para auxílino na manufatura do calçado, tornando ele mais acessível.


Finalmente no século XX, a então chamada indústria calçadista, descobriu a funcionalida de outros materiais além da madeira e do couro, como a borracha e os materiais sintéticos


Esta foi uma pequena síntese da longa história do nosso amigo sapato. No próximo post vou falar sobre o maravilhoso século XX e a moda calçadista da época.



Espero que tenham gostado.



Fonte: Wikipedia





0 comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Lindas, femininas e vaidosas comentam:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...